Ferdinand Botero

É conhecido no mundo das artes plástica o conceito de modificar e assim criar uma bela forma. Vários pintores e escultores já fizeram isto com maestria. Entretanto, este conceito não pode ser utilizado da mesma forma no corpo humano. O cirurgião plástico é um médico, não um artista plástico como muitos acham. Utilizamos nossas ferramentas de trabalho em um corpo vivo, de um ser que deseja se modificar ou se reparar através das técnicas cirúrgicas preconizadas. Lidamos com a estética; mas com base na ciência e considerando o que é possível fazer tecnicamente e o que o corpo permite.

O excessivo culto ao corpo nos dias de hoje poderá desencadear transtornos da observação do seu próprio eu: “o como me vejo e desejo como normal pode beirar o patológico ”.

A cirurgia de aumento das mamas com próteses de silicone é uma das práticas cirúrgicas mais utilizadas nos dias de hoje. A maior parte das mulheres brasileiras deseja aumentar as suas mamas dentro de padrões harmônicos e com certo apelo de sensualidade. Em contrapartida as mulheres do hemisfério norte escolhem mamas muito grandes, que para o nosso padrão é exagerado e até deformante.

Na busca da virilidade aparente muitos homens extenuam-se em exercícios físicos para hipertrofiar os seus músculos, muitas das vezes utilizando-se de anabolizantes que causam muitos efeitos nocivos à saúde.

Os resultados cirúrgicos mais seguros para aumento de panturrilhas e biceps são obtidos com as prótesede silicone. Mas nunca se esqueça de que há limites.



Dennis Avner, mais conhecido como Catman (Homem Gato). É um índio americano de 44 anos, que cresceu numa comunidade composta por Índios das tribos Huron e Lakota. O seu nome índio é Stalking Cat e a partir dos 23 anos, movido pelos costumes (segundo ele) das tribos onde cresceu, começou uma série de cirurgias plásticas para se parecer com um gato.

=======================================================================