A palavra decote vem do francês “décolletage ou décolletté” e é o nome dado ao corpete de blusa ou vestido recortado distante do pescoço.

A natureza e a beleza da juventude eternizam uma fase esplendorosa da vida. Tudo é belo. Mas este verbo ser poderá com o decorrer dos tempos ou não transformar-se em ter.

O decote está sempre acompanhado de uma peça de roupa no qual se insinua uma ousada mostra do corpo feminino: o busto, as costas, o bumbum, as pernas. Não aparecem, mas inspiram nas mulheres o desejo de ter e apresentar um belo par de seios ou costas tentadoras, por exemplos.


Como é possível apresentar um belo colo, costas e bumbum com decote? É necessário o auxílio de uma roupa bem feita, um sutiã ou uma calcinha de enchimento, postura, atitude e em alguns casos com o auxílio da cirurgia plástica. Será? Quem sabe!

Algumas mulheres que não têm aquele tamanho de seios para ousarem e não querem o sutiã como auxílio constante poderão optar pelas mastoplastias de aumento ou de mastopexia (levantamento).



Para as costas o melhor tratamento para remover excessos localizados de gordura ainda é a lipoaspiração, mas atente para um fator importante: este procedimento cirúrgico deve ser realizado por um cirurgião plástico. A relação entre o conteúdo de gordura e o grau de flacidez de pele deve ser bem analisado para evitar que se crie maior flacidez cutânea posteriormente à lipoaspiração. A cirurgia de ressecção de pele deixa cicatriz.

Se você tem as costas que não favorece, ou seja: as famosas pelanquinhas e as ondas de gordurinhas; não se anime. Um bumbum empinadinho favorece muito o imaginário das pessoas e um decote nesta direção poderá ser o brinde que faltava para completar a bela noite de festa.

O decote errado pode deixar a mulher mais gordinha ou até mesmo causar constrangimento como deixar os seios à mostra. Mostrar o cofrinho não favorece em nada. Fica vulgar. A elegância combina muito bem com bom senso.


O decote tem o tamanho certo e tem que ser proporcional com as partes e o todo, nem tão pouco, nem demais; somente discretamente para insinuar o que deseja mostrar o que não aparece; será? O vestido ou a blusa são meros coadjuvantes para o corpo à mostra.

=======================================================================