Quando se trata de corpo humano e a cirurgia plástica muita gente costuma fazer dois tipos de perguntas: Quando devo fazer a minha primeira cirurgia e Quanto vai durar “tal cirurgia”? Então vamos lá: O paciente de cirurgia plástica é uma vida que se continua “envelhecendo” até o seu dia final. Cada dia que passa estamos menos “jovem” o nosso melhor ponto de referência, o qual buscamos nas desejadas cirurgias. Isto mesmo: o viço da juventude para muitos e para quem é muito jovem este viço é o da maturidade.



Os mais moços buscam corrigir as imperfeições seguindo um modelo de beleza às vezes estipulado pela mídia ou uma onda como a do “saradão” que se traduz esplendorosamente durante o nosso melhor carnaval a passarela rebolativa do samba da Marquês do Sapucaí na Cidade Maravilhosa e, esta cidade também tem os seus querequequês quando se fala de sensualidade. Quem é que não se lembra da Garota de Ipanema: “olha que moça bonita”...
Para este público duas cirurgias estão no topo: a lipoaspiração e as próteses. Na lipoaspiração o tempo de validade é engordar demais ou emagrecer em demasia.

As próteses de maneira geral são de silicone coesivo de densidade variável. Particularmente, às próteses mamarias deverão ser trocadas no prazo de dez anos em decorrência da maior possibilidade de contraturas.


No público mais maduro a procura da autoafirmação ainda não conseguida, a competitividade com a beleza em todos os níveis da vida faz com que as cirurgias acima citadas e mais os “lift”, a abdominoplastia após as gravidezes, os implantes de panturrilhas para harmonizar uma coxa mais hipertrófica são os desejos mais frequentes.

É a hora de se separar da família realizando aquela rinoplastia; desejo desde a adolescência, mas “não tinha dinheiro”...

O tempo de validade para os “lifts” dependerá dos hábitos de vida de modo geral. Os “lifts” não tem o poder de parar o tempo, mas para quem fez os “lifts” bem feitos estará na frente na opinião de alguns.

Já a cirurgia de abdome é melhor que as candidatas fiquem alerta, pois àquelas pacientes que desejam engravidar novamente poderá fazer um gestação complexa devido à restrição ao conteúdo. As possibilidades de estrias e alargamento de cicatrizes é uma realidade real.

Na idade da sabedoria, “os meia ponto” alguma coisa buscam as plásticas com o desejo de uma higiene ou suportar melhor as agruras deste tanto tempo. Não é só corpo, ou melhor, o rosto, o grande alvo dos procedimentos cirúrgicos. O motivo pode ser um casamento de um neto, uma festa de formatura e, algumas vezes é para superar aquelas perdas daqueles entes queridos que não se encontram mais.

Nesta situação, a validade da cirurgia plástica está igualmente para uma boa saúde vigente para que se possa realizar a plástica. Tempo de validade? Só Deus sabe.

=======================================================================