Uma Gota que Cai!


Pode se transformar em uma DOR de UM & de TODOS NÓS.



Cadê o Povo do Bumba?
Niterói-RJ

Para nós Cirurgiões da BG, que somos maranhenses, a palavra Bumba representa um folguedo muito alegre da nossa São Luís do Maranhão: a brincadeira de Bumba-meu-Boi, uma dança de vários “sotaques” que unem a raça brasileira. Mas, foi com a sensação de impotência e sentimentos de piedade, tristeza e respeito à natureza que nos indignamos com tal catástrofe no Rio de Janeiro.

Esperamos que todos nós consigamos superar os traumas dessa tragédia e que aprendamos a exercer nossa cidadania com a HORA DO VOTO CONSCIENTE nas próximas eleições.


SUPERAÇÃO: QUEIMADURA



Depois de um grave acidente de corrida de F1, o austríaco Niki Lauda sofreu sérios ferimentos. E, no seu rosto, em particular, seqüelas de queimadura por fogo. Apesar das cirurgias plásticas reparadoras a que se submeteu, restaram-lhe marcas que o acompanham até os dias de hoje. Mas, ele parece ter se superado e com isso venceu mais que na própria profissão. A evolução da ciência e das técnicas reparadoras da cirurgia plástica como: os enxertos, retalhos cutâneos, expansores de pele e até a pele artificial feita em laboratório ainda não oferecem meios suficientes para reconstruir com perfeição a pele normal. Quem sabe: as céluas-troncos, em futuro próximo.

SUPERAÇÃO: “DEFICIÊNCIA ou NECESSIDADE ESPECIAL”



Foto Comitê Paraolímpico Brasileiro


Quando nascemos com alguma deficiência física é comum nos depararmos vez por outra com ns-preconceitos da vida e daqueles que nos cercam. A aceitação de si próprio é a primeira superação, a primeira prova a ser vencida para adquirirmos as chances que a vida oferece a todos.

Quando adquirimos uma deficiência no decorrer da vida, seja devido a acidente ou doença, a primeira superação necessária é sobre o sentimento de revolta do por que isso aconteceu "comigo". Quanto mais cedo sairmos desta angústia, mais próxima estará a felicidade.

Nós da cirurgia plástica nos sentimos em harmonia quando utilizamos nossas técnicas para a melhoria da autoestima de nossos semelhantes.

SUPERAÇÃO: “MUTILAÇÃO"


A seqüência de fotos acima é da renomada atriz Glória Menezes e representa momentos de interpretação que utilizamos para demonstrar: uma má notícia.

E por que a Glória: Porque ela representou uma personagem que ajudou a quebrar a barreira e mito sobre o câncer. Na peça “Jornada de um Poema”, ela interpreta uma professora universitária que descobre um câncer em estado avançado e revê sua vida. A palavra câncer ainda é um tabu. Mas, quanto mais se fala no assunto, isso muda. “A doença poderá ser curável e essa informação tem de ser passada", diz Glória.

E para estes casos escolhemos a palavra “glória” para superarmos estes percausos juntos. Portanto, nós médicos, mastologistas, oncologistas, cirurgiões plásticos e outros especialistas, seus amigos, familiares e com Deus, sobretudo; estaremos juntos para enfrentar a batalha para a cura e reparação.

A reparação mamária após uma mastectomia é feita de diversas maneiras: através de retalhos musculares, implantes mamários, expansores cutâneos e outros, podendo ser imediata ou tardia, conforme o caso.

=======================================================================