A FACE DEFORMADA NA MÍDIA

Quando se perde o original de fábrica, aqui se fazendo um paralelo com o rosto que sofre mutilações por acidentes como a queimadura, câncer, acidentes automobilísticos ou outros que provoquem grande perda de substância, perde-se também a nossa principal apresentação, "a face". Igualmente, estas alterações nos causam grande dor na alma com a perda do referencial da própria imagem. Da mesma forma o tempo o faz, quando a juventude passa com alguns aninhos a mais e não aceitamos a aparência da "decrepitude" que nos assusta (já escutamos isto de uma pessoa muito famosa). Entretanto, devemos viver a vida sabiamente com a alegria para aceitar todas estas passagens, utilizando a ciência e a cirurgia plástica para atenuar nossas dores psíquicas através da recuperação do equilíbrio corpo-mente.

Vimos como o rosto do atual presidente da Ucrânia ficou desfigurado após envenenamento. Basta observar a foto do rosto de antes e o atual. Uma aparência de jovialidade e beleza, a qual foi perdida e substituída por um rosto envelhecido em pouco mais de um ano. Os prováveis tratamentos dermatológicos conhecidos que tenham sido feitos, tais como a esfoliação, clareamento e recuperação do colágeno, ainda não mostraram resultados que possam ser sentidos em sua aparição na mídia. Da mesma forma, tratamentos como a dermoabrasão e outros procedimentos cirúrgicos na face, se foram realizados, ainda não surtiram resultados visíveis.

Aconteceu também a agressão à beleza mudando a vida da modelo libanesa Karine Al Ití que foi vítima da ira e do ciúme, não justificados, do "marido" contra a sua pessoa. Tão linda que era e agora nos faz lembrar a conhecida fábula onde "a bela passa a ser a fera", causando marcas profundas na beleza deste ser humano. Do ponto de vista cirúrgico, quando operamos uma seqüela de queimadura tentamos ao máximo reparar os danos funcionais e estéticos. Procura-se substituir a pele de má qualidade por outra normal com enxertos, retalhos e utilização de outras técnicas para correção de retrações e quelóides. Porém, há sempre algum tipo de limitação e são necessárias muitas cirurgias repetidas. Mesmo assim, não conseguimos devolver ao paciente o seu rosto original.



Por outro lado, em alguma parte deste rosto que sofreu mutilação por câncer há uma reconstrução com uma prótese de alta tecnologia atarraxada à face com pino de titânio e idealizada pelo sueco Bränamarrk que estabeleceu um serviço em Bauru, São Paulo.
Como na reparação das seqüelas de queimadura, não se conseguiu devolver o rosto original como acontece em muitos filmes, romances e na política. Basta lembrar das plásticas que o Ex-Deputado José Dirceu fez para disfarçar o seu rosto durante aqueles tempos militares.



A famosa atriz provavelmente deve ter feito de tudo o que estava ao alcance nos dias de hoje para recuperar sua beleza, ou seja: uma boa cirurgia plástica e tratamentos com endocrinologista, dermatologista, ortomolecular e outros. Regime para emagrecer, uma plástica de rosto bem executada, peeling a lazer e muitos, mais muitos cremes para ajudar a rejuvenescer, não é? Ah! Faltou falar da maquiagem, cabelo, personal stilist, personal trainer, o fotógrafo preferido e o famoso photoshop.

Portanto, não basta trocar o rosto de um com o de outro ou achar que podemos trocar olhos, nariz e boca. Calma! Calma! Ainda não descobrimos a Pedra Filosofal nem a Fonte da Juventude. Contudo, a ciência e a indústria da beleza estão sempre de prontidão para servir a quem desejar.

Já foi comprovada em estudos a existência do gen do envelhecimento e que pessoas mais tensas ou estressadas sob estado de doença crônica envelhecem mais rapidamente. Igualmente, está confirmado que o ato voluntário de tomar sol indiscriminadamente converte em envelhecimento precoce o que pretendia ter o objetivo de criar uma aparência saudável e jovial. Todos nós já tivemos oportunidade de ver que as pessoas menos favorecidas no nordeste brasileiro, as quais se alimentam mal e tomam muito sol, acabam mostrando sinais de envelhecimento precoce, diretamente ligados a fatores acima e não à idade cronológica. São pessoas jovens em corpos de moribundos.

O rosto original de fábrica muda com o tempo e modifica-se completamente quando é agredido pelas situações adversas discutidas. Nós cirurgiões da BG somos apenas seres humanos, que dentro dos limites de nossa competência sabemos que não somos Deus; por isso somos conscientes de nossas limitações.

 

Estivemos no "Salão de Exposição de arte Brasileira" no Rio Barra Design patrocinado pela Galeria da Denize Dannemann. Ficamos emocionados com os nossos artistas. Tudo Muito Lindo! Dá só uma olhadinha nestes quadros Belíssimos!!!!!!!


 
Se você gostou dos assuntos ou queira saber mais sobre outros nos escreva.
Caso não queira mais receber esse informativo, basta responder a esse e-mail com o assunto CANCELAR.
Desenvolvido por Seu Site na Internet