O BGNews deste mês, foi realizado com a finalidade de atender as inúmeras especulações vindas através de e-mails sobre a procura do corpo perfeito. Para tanto foi criado um editorial abaixo transcrito, onde resumimos nosso pensamento a respeito do assunto.

Conheça mais sobre a Clínica e nosso trabalho em nosso site: www.bgcirurgiaplastica.com.br


EDITORIAL:

Ética e Cirurgia Plástica - A procura do corpo perfeito


O corpo perfeito pressupõe a existência de um modelo ideal, ao qual o ser humano tenta tornar-se parecido.

O conceito de "corpo perfeito" e "belo" não é padrão universal, apesar dos diversos estudos antropométricos que tendem a valorizar a simetria das formas. No entanto, vemos que essa idéia pode ser bastante subjetiva em algumas pessoas, variando de acordo com a cultura, o povo, costumes e épocas. Basta olharmos esta pintura de Rubens de 1670 para notarmos que as mulheres consideradas mais belas em seu tempo eram bem gordinhas.
Isto explica o primeiro ponto ético que o cirurgião plástico deve compreender, ou seja, o respeito diante do desejo e concepção individual de cada paciente.

Ética, de modo geral, concerne ao que é virtuoso, bom e certo. Porém, a virtude depende da perspectiva filosófica de cada pessoa.

Vivemos num tempo em que a cobrança da beleza é cada vez maior; muitas vezes ignorando até os riscos envolvidos. Alguns chegam a usar recursos pouco testados e sem fundamento científico deixando-se levar por falsas promessas e modismos. Outros usam o poder do dinheiro para persuadir profissionais de ética duvidosa, para tentarem realizar transformações bizarras em seus próprios corpos.

A razão é que se muitos buscam a felicidade de forma positiva, outros o fazem baseados em ilusões, pela negação de uma realidade ou fuga e assim continuarão insatisfeitos ou mais infelizes, independente do resultado da cirurgia.

A cirurgia plástica trabalha no sentido de harmonizar o indivíduo com seu próprio corpo de forma salutar, objetivando aumentar sua felicidade e bem estar. O cirurgião plástico precisa ter discernimento e bom senso para fazer o julgamento correto dentro de um contexto particular e situar seu paciente numa realidade de equilíbrio possível. A idéia de que uma cirurgia poderá resolver situações afetivas que não andam bem, ou trazer de volta momentos passados não condiz com a realidade.
Atualmente, vemos que meninas muito jovens, em nome de uma sensualidade precoce, querem possuir um corpo maduro e escultural sem se preocuparem com a maturidade interior e psíquica ou com as conseqüências que isso poderá acarretar às suas vidas futuras.

O profissional com ética deve alertar e até saber recusar-se a realizar algumas excentricidades solicitadas, como tratamentos que mudem a identidade da pessoa.
O médico tem por dever sempre aliviar o sofrimento de seus pacientes com competência, compaixão e ética.

A Cirurgia Plástica é uma especialidade que se preocupa enormemente com esse fim, tanto no seu campo reparador quanto no campo estético. Em ambas as situações os pacientes padecem com problemas de ordem psicológica ou física, baixa auto-estima, desconforto e constrangimentos impostos pelos outros ou por si próprios.

Mesmo as crianças se beneficiam da cirurgia plástica, especialmente nos casos de doenças congênitas ou em tratamentos de queimaduras, acidentes e suas seqüelas, assim como os adultos. Tais deformidades podem provocar sentimentos de rejeição, não aceitação, revolta, dificuldade de integração social e no trabalho.

Para nós o corpo perfeito é aquele com o qual você se sente bem e pode desempenhar aquilo que se propõe sem nenhum preconceito, com ou sem cirurgia plástica.

Delegação brasileira nas paraolimpíadas
de 2004
ENTREVISTA

Dr. Benedito Vieira e Dr. George Soares


Os doutores Benedito Vieira e George Soares foram convidados a dar uma entrevista sobre Cirurgia Íntima para uma revista de saúde, que poderá ser lida no portal da internet: www.noolhar.com.br.

Quem se interessar pelo assunto, pode entrar em contato com a BG Cirurgia Plástica para maiores informações.

SEXO E A CIRURGIA PLÁSTICA
  A força que a palavra SEXO exerce sobre nossas mentes faz com que, independente do apelo, desperte-se imediatamente a curiosidade. O objetivo é quase sempre alcançado pela propaganda da palavra em si.
Mulheres com alterações anatômicas no seu sexo sofrem pelo desconforto estético e funcional. O CONSTRANGIMENTO consigo mesma acaba afetando os outros, especialmente em sua intimidade com o parceiro.
leia mais...
PERGUNTAS & RESPOSTAS
  Algumas dúvidas sobre: SEXO E CIRURGIA PLÁSTICA, serão esclarecidas pela BG Cirugia Plástica, neste informativo.

Para maiores esclarecimentos entre em contato através de e-mail ou telefone, ou acesse o site.
O que causa o escurecimento da mucosa vaginal? E qual a solução pela cirurgia?
Algumas mulheres na menopausa sofrem o escurecimento da mucosa vaginal próxima aos pequenos lábios vaginais. Isto pode ser corrigido através da ressecção de parte dessa mucosa de coloração alterada, trazendo para frente a mucosa sã.
 
Problemas de murchamento vaginal, como resolver?
A solução é conseguida através de enxerto de gordura da própria paciente na região vaginal. Informamos que todo enxerto de gordura tende a reabsorver uma parte, porém é um procedimento que poderá ser repetido de acordo com a necessidade.
Se você gostou dos assuntos ou queira saber mais sobre outros nos escreva.
Caso não queira mais receber esse informativo, basta responder a esse e-mail com o assunto CANCELAR.