NARIZ: Seduzindo o Olfato

O nariz é o órgão do olfato e é o canal mais importante pelo qual entra e sai o ar dos pulmões. O nariz também acrescenta a ressonância à voz.



O sentido do olfato é muito mais sofisticado do que o sentido do paladar. Os diferentes odores são muito mais numerosos do que os sabores. O sentido subjetivo do gosto durante o ato de comer combina o paladar e o olfato.

A parte superior do nariz é constituída por osso e a inferior por cartilagem. Em seu interior, existe uma cavidade oca (cavidade nasal) dividida em duas passagens pelo septo nasal. Os ossos da face contêm seios, os quais são cavidades ocas que se abrem na cavidade nasal.

O nariz, os ouvidos e a garganta estão estreitamente relacionados, tanto na sua localização como na sua função. Os especialistas que se dedicam a diagnosticar e a tratar as doenças destes órgãos denominam-se otorrinolaringologistas.

Mas, é com a cirurgia plástica que o nariz que incomoda a tantos é tratado através da rinoplastia, um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de remodelá-lo, reduzindo ou aumentando seu tamanho ou estreitando as narinas, para melhorar sua harmonia com a face e fisionomia individual. A técnica cirúrgica leva em consideração os anseios e as limitações de cada caso em particular.

O nariz é parte importante na personalidade e traço étnico-familiar das pessoas, você já deve ter escutado a expressão: “cara de um focinho do outro”.

Normalmente, o septo nasal (a estrutura que divide o nariz) é reto, mas pode estar torto (desviado) devido a defeitos congênitos ou a lesões. O desvio de septo, o qual é bastante comum, geralmente não causa sintomas nem exige tratamento. Contudo, algumas vezes, o desvio de septo obstrui o nariz, tornando o indivíduo propenso a apresentar sinusites (inflamação dos seios da face), sobretudo quando o desvio de septo obstrui a drenagem de um seio na cavidade nasal. Além disso, o desvio de septo torna o indivíduo
propenso a apresentar sangramentos nasais porque o fluxo de ar excessivo através do lado não obstruído provoca ressecamento da membrana mucosa. Um desvio de septo que causa problemas pode ser reparado cirurgicamente.

A cirurgia de correção de desvio de septo e cornetos pode ser associada à rinoplastia estética. Em geral o cirurgião plástico trabalha em conjunto com o otorrinolaringologista nestes casos.


NARIZES DE FAMOSOS

GRANDES E ”AO NATURAL”

 


John Galliano, famoso estilista inglês da Maison Chanel; famoso também é o seu nariz. Observem-no e vamos aguardar, pois até o momento provavelmente seu nariz não o está incomodando.

Michelangelo (artista italiano, 1475-1564). O nariz do Michelangelo era tão achatado contra o rosto que, nas palavras de um historiador, “sua testa quase pendia sobre o nariz”. Quando menino, Michelangelo provocara impiedosamente o pintor Pietro Torrigiano, enquanto este tentava estudar um pouco de arte dentro de uma igreja. Enraivecido, Torrigiano voltou-se para o jovem Michelangelo e, em suas próprias palavras, “dei-lhe tal soco no nariz que senti o osso e a cartilagem cederem sob meu punho como se fossem feitos de hóstia quebradiça. E assim ele carregará minha marca até o dia de sua morte”. Se tivesse um cirurgião plástico naquela época o nariz de Michelangelo poderia ser corrigido.

Cyrano de Bergerac (dramaturgo francês, 1619-1655). Ele foi de fato um personagem real. Dizem que duelou 1.000 vezes por causa de insultos relativos ao seu enorme nariz.


ADIVINHE QUEM PODERIA SER COM ESTE NARIZ QUE FEZ TANTA DIFERENÇA?

A revista "Superinteressante" mostra a publicação de uma foto do que seria o cantor se ele não tivesse passado por suas supostas 50 cirurgias para mudança de cor, nariz, bochechas etc. A imagem foi produzida pelo artista judicial da polícia de Nova York, Stephen Mancusi. Confira como seria o Michael Jackson hoje.

O Nariz e as Orelhas crescem a vida toda.

Os macacos ocupam um espaço importante na tradição chinesa. O animal, um dos doze signos do horóscopo chinês, concede àqueles que nascem sob sua influência as características de inteligência e vivacidade, mas também de indisciplina, segundo a crença popular.

Opera-se o nariz ou faz-se a rinoplastia a partir dos 17 anos de idade quando se considera que suas estruturas estão definidas

BG ZODÍACO
Procure o corpo de uma mulher
Período: 23 OUT a 21 NOV
Planeta Regente: Plutão e Marte
Elemento: Água
Qualidade: Fixa
Pecado Capital: Ira
Signo Complementar: Touro
Oposto Psicológico: Aquário
Dia da Semana: Terça-Feira
Período: 22 NOV a 21 DEZ
Planeta Regente: Júpiter
Elemento: Fogo
Qualidade: Mutável
Pecado Capital: Gula
Signo Complementar: Gêmeos
Oposto Psicológico: Touro
Dia da Semana: Quinta-Feira

BG HUMOR:



Se você gostou dos assuntos ou queira saber mais sobre outros nos escreva.
Caso não queira mais receber esse informativo, basta responder a esse e-mail com o assunto CANCELAR.

Desenvolvido por Seu Site na Internet