Quem não conhece a conversa entre a madrasta da Branca de Neve e o seu fiel espelho: “espelho, espelho meu há alguém mais bonita do que eu”?.


Talvez de mágico aquele espelho não tivesse nada; talvez todo espelho diga coisas que nem sempre queremos ou gostamos de ouvir ou ver sobre o nosso corpo e, talvez a nossa vontade de ser outra pessoa, um pouco mais jovem, ou quem sabe mais bonita, mais magra, mais isso ou mais aquilo. E quem sabe uma cirurgia plástica não pudesse fazer essa mágica.


Metamofosis de Narciso – Salvador Dali

Muitas vezes sentimo-nos despedaçados como um espelho quebrado. O conceito de “espelho quebrado” é utilizado na psicanálise para designar o momento em que os modelos com os quais uma pessoa se identifica desaparecem e, assim, a pessoa não vê muito sentido na vida. O profissional que trabalha com a cirurgia plástica deve estar muito atento, pois muitos são os transtornos que poderão advir, entre os quais: o dismorfismo.

Geralmente na idade avançada algumas pessoas se dão conta de que perderam relações importantes, as quais lhes faziam sentirem-se vivas por dentro. Algumas podem se sentir como que postas de lado, seja por circunstâncias da vida, ou pela falta de tempo dos familiares, ou por acreditarem que não podem mais aprender nem ensinar nada, ou seja, elas se sentem incapazes de desejar e de ser desejadas por outros.

Felizmente este conceito para uma boa parcela da população vem mudando; pois, com o aumento evidente da longevidade a cirurgia do lift cérvico-facial (rejuvenescimento facial) tem tido uma procura maior e mais precoce auxiliando em muito a autoestima dessas pessoas e sua inclusão na sociedade.

A maior incidência de obesidade chega a ser um problema de saúde pública. As cirurgias do contorno corporal como a abdominoplastia e a lipoaspiração, por exemplo, têm as suas indicações precisas. A cirurgia plástica do abdome não deixa a barriga tipo tanquinho tal como é conseguida à custa de exercícios físicos e, a lipoaspiração não é utilizada para emagrecer ninguém.

 

=======================================================================