Setembro é o mês das flores, da primavera, do aniversário do Dr. Benedito (18/09) e da Cidade Natal dos doutores da BG, a bela cidade de São Luís do Maranhão (08/09), fundada por franceses, colonizada pelos portugueses e cobiçada pelos holandeses. Iniciamos o nosso BG News com esta linda música poética de amor a uma cidade tão amada.

Cirurgia Plástica Facial e Procedimentos Cosméticos Associados


Quando tratamos do assunto "Rejuvenescimento Facial ou Cérvico-Facial" em nossos artigos ou nas sessões de casos clínicos e de perguntas e respostas, discutimos observações acerca do rosto que, ao envelhecer, sofre queda por flacidez ao mesmo tempo em que murcha e perde volume, por um processo de involução natural dos seus tecidos. Estes são os sinais que freqüentemente denunciam a chegada da madureza física tais como a queda ou deslizamento das maçãs do rosto (bolsas malares), aprofundamento dos vincos em volta da boca que algumas vezes tomam aspecto duplo e prolongam-se além dos cantos labiais para baixo, perda do contorno da mandíbula pelo aparecimento dos chamados de bulldogs, pés-de-galinha, flacidez de pele e outros.
Apesar de algumas pessoas terem consciência destes sinais destoando do seu estado psíquico, é comum escutarmos em conversas durante a consulta o temor de ficarem com o que chamam de "cara de plástica" ou "plastificada". Explicamos que a cirurgia bem realizada e dentro de critérios técnicos adequados não causará esse estigma e que somente o mau resultado torna-se tão declarado. Por outras vezes notamos que certos pacientes acham que se fizerem uma cirurgia no seu rosto o pouco elo com a "origem de fábrica natural" será perdido por um produto que pensa que é artificial, isto é, a cirurgia. A cirurgia plástica por sua vez não é "artificial" nem é o fator que vai parar a corrida da vida com o tempo. Ela apenas atenua ou suaviza a certeza do envelhecimento ou por outro lado harmoniza aquele detalhe tão incomodativo.

O bom cirurgião sabe que deve considerar individualmente cada caso. A face precisa ser avaliada como um todo, pois suas estruturas se relacionam intimamente entre si, obedecendo a padrões estéticos de harmonia. A associação de procedimentos cosméticos, se bem indicados, pode beneficiar o paciente tanto antes quanto depois de uma cirurgia. Contudo, mesmo com todo o arsenal existente de produtos cosméticos, ainda não se pode dizer que substituam a cirurgia, se esta estiver indicada.

Outras cirurgias estéticas podem ser associadas ao lift facial, assim como a aplicação de diversos produtos de preenchimento existentes no mercado, com credibilidade comprovada e aprovados pelos órgãos governamentais competentes. Existem cerca de quarenta nomes diferentes de produtos para preenchimento; porém os princípios ativos mais usados são quase sempre o ácido hialurônico, o colágeno, o PMMA (polimetilmetacrilato). Há ainda a hidroxiapatita e os fios de diversas naturezas.

O ácido hialurônico está no topo do uso para preenchimento de lábios e rugas, entretanto, a pouca durabilidade do resultado, entre seis a oito meses e o alto preço devem ser considerados. Daí a necessidade de se fazer mais de uma aplicação a intervalos de tempo programados, para manter o resultado desejado.

O enxerto da própria gordura tem voltado a ser usado para preencher sulcos faciais e dar aumento de volume em rostos emagrecidos, mas a absorção parcial do auto-enxerto de gordura é uma ocorrência real.
A toxina botulínica que é utilizada para minimizar rugas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha é algo já corriqueiro entre as mulheres e ganhando espaço entre os homens.
Cremes e outros produtos manipulados para uso pessoal são importantes para o tratamento da pele, no que concerne à manutenção do seu turgor e frescor. Deve haver sempre uma consulta prévia e acompanhamento do médico. O DMAE é uma substância bastante usada em cremes manipulados, associada a outros compostos, para melhorar a tonicidade cutânea, mas para que seu efeito aconteça o seu uso deve ser constante. Se parar de usar o efeito acabará.

A pele também poderá ter a aparência melhorada em relação a manchas ou seqüela de acne através de peeling químico ou cirúrgico, contudo, esta é uma indicação de ordem puramente médica.

Não podemos esquecer que a desnutrição causada por distúrbios como anorexia, bulemia e deficiências nutricionais outras, assim como a exposição excessiva ao sol são agentes agravantes de envelhecimento precoce na face, pelo dano às fibras colágenas e hipotrofia dos tecidos como músculos e gordura.

Rembrandt nos testemunhou como o tempo passa e deixa suas marcas através dos seus quatro auto-retratos. Na primeira obra o pintor estava no esplendor da jovialidade. Na segunda, com 38 anos, evidencia-se a presença de excesso de pele com as pálpebras superiores cobrindo o seu sulco natural; os sulcos nasogenianos já se apresentam mais profundos assim como as rugas frontais e, começa a aparecer o bulldog.
No terceiro quadro, aos 61 anos de idade, as sobrancelhas e a ponta do nariz caíram e tanto as rugas frontais como as peri-orais aumentaram. Em seu último auto-retrato percebe-se a perda do ângulo da mandíbula, a progressão do bulldog e o queixo duplo.

ESTATÍSTICA: VAI ENTENDER CABEÇA DE MULHER!!!

Pesquisa recente da StategyOne, a pedido da Unilever-Dove, com 3,2 mil mulheres de 18 a 64 anos, em dez países, apontou que apenas 2% das mulheres definiram-se "belas". Entre as brasileiras, só 1% delas fez a mesma afirmação. No levantamento, 54% cogitaram em submeter-se à cirurgia plástica e 7% o fizeram. E 13% atribuem beleza apenas às top models. As modelos também foram questionadas e todas revelaram insatisfação e/ou imperfeições no rosto ou no corpo. Ao mesmo tempo, o trabalho concluiu que 75% das mulheres reivindicam a democratização do modelo imposto. Querem que a mídia retrate a beleza de forma mais abrangente, incorporando outros fatores, além da simples atratividade física.

A BG na 24ª Jornada Carioca de Cirurgia Plástica 2005

Nós da BG participamos da 24ª Jornada Carioca 2005 como debatedores na mesa redonda que discutiu os casos operados na jornada de 2004. Foi um encontro muito proveitoso, no qual foram feitas críticas construtivas sobre as cirurgias de face, nariz e pálpebras. Aprendemos muito.

Neste encontro, tivemos a grata satisfação de reencontrarmos amigos e trocarmos experiências.


Reencontrando AMIGOS:

Dr. Benedito, Dr. Sérgio Carreirão e Dr. George

Dr. Benedito, Dr. Christopher Johnsson e
Dr. Luiz Haroldo

Dra. Ângela e Dr. Benedito

Dra. Sanaé e Dr. George

Dr. Henrique, Dr. Mauro e Dr. George

Dr. Eduardo e Dr. George

BRINCADEIRINHA DA INTERNET
  Medindo a idade!











 
Se você gostou dos assuntos ou queira saber mais sobre outros nos escreva.
Caso não queira mais receber esse informativo, basta responder a esse e-mail com o assunto CANCELAR.
Desenvolvido por Seu Site na Internet